Posts

Top 5 Brincadeiras com água para aproveitar dias quentes


Que atividades podem ser feitas na água com a criançada?

Como está calor, nada melhor que brincadeiras que possam refrescar, não é mesmo? 

Em dias quentes como temos vivido, brincadeiras com água potável (é claro), porém sem desperdício, fazem a alegria das crianças além de unir toda família! 

Bora brincar? 

1-Experiências científicas com água potável 

Você pode brincar com seus filhos e atrair toda atenção deles com experiências científicas bem simples e legais. Crianças amam experimentos! 

Você pode fazer a seguintes experiências com água potável com seus filhos: 

Barquinho de papel movido a detergente 

Materiais que você vai precisar: 

  • *cartolina ou um papel grosso 
  • *tesoura 
  • *lápis (pode ser um palito também, até a ponta do seu dedo) 
  • *detergente (pode ser qualquer um) 
  • *bacia rasa, forma de bolo ou prato (o que você tiver) 
  • *corante de preferência alimentício (opcional) 
  • *água 

Como funciona o barquinho movido a detergente 

Depois de estar com tudo em mãos, dá uma olhada no nosso infográfico para ver como vai ficar a sua brincadeira na água: 

A explicação para essa experiência é a Tensão Superficial da Água, que é a força entre as moléculas da água, pois elas têm uma atração muito forte entre si. É por causa da Tensão Superficial que alguns insetos conseguem andar sobre a água. E por funcionar como uma camada elástica é que surgem as gotas. 

O detergente mexe com a tensão superficial da água, deixando-a mais fraca. Se você pingar ou colocar um pouco de corante na água sem misturar e logo em seguida pingar uma gotinha de detergente no mesmo ponto que pingou o corante, verá como a Tensão Superficial da Água é quebrada, pois o corante ajudará você a ver como acontece. 

Você verá que a água se movimenta, porque o ponto que o detergente caiu enfraqueceu a tensão da água, porém em volta desse ponto a tensão está forte. 

Você pode fazer o mesmo experimento com pimenta do reino ou orégano. Basta colocar um pouco de água em um prato ou vasilha rasa e colocar por cima a pimenta do reino ou orégano. como segue na imagem: 

Depois pingue detergente na ponta do seu dedo. Basta colocar a ponta do dedo no centro do prato e verá a “mágica” acontecer. 

As crianças irão amar! 

As experiências científicas você pode realizar até em dias frios, vai manter a garotada animada em qualquer tempo. 
 

2-Brincadeiras na Piscina 

Só o fato de encher a piscina, mesmo aquela simples de plástico mesmo, já deixa as crianças alvoroçadas para entrarem. Que tal encher bexigas coloridas de água e brincarem de bomba-d’água ou guerra de bexiga na piscina? 

Você também pode brincar de queimado, marco-polo ou vôlei. Agora claro que tudo deve ser supervisionado por um adulto para que não haja acidentes. Use bolas leves principalmente para as crianças menores não se machucarem. 

Não esqueça: Use e abuse das boias!  

Tem de todos os tipos e modelos para todos os gostos. Além de deixar a brincadeira na piscina mais segura. 

3-Brincadeiras com bexiga de água: Bomba d’água ou Guerra de Bexigas 

Essa é sucesso garantido! Quem nunca encheu bexigas de água e correu atrás do outro como em pique-pega, para acertar com a bomba d’água? Você se lembra? Quem acertar mais ganha! 

Então junte toda família para brincar, chame os coleguinhas dos seus filhos, e faça uma competição entre o grupo que tem bexigas vermelhas contra o grupo que tem bexigas verdes, por exemplo.  

Escolha a cor que mais gostar e faça um pique-pega com as crianças. Será muito divertido! 

4-Banho de mangueira 

Uma brincadeira que as crianças amam é brincar de mangueira. Para não desperdiçar água, você pode deixá-las brincando na piscina vazia com a mangueira, no caso uma piscina pequena de plástico. Depois você pode reutilizar essa água para lavar o chão ou sua calçada ou qualquer coisa do tipo. 

Algo que vai chamar a atenção das crianças, principalmente as menores é fazer um arco-íris. 

Como se faz um arco-íris com mangueira? 

É super simples! Aproveite os raios de sol e com a mangueira esguiche água contra os raios solares, assim a refração dos raios nas gotas de água fará o “arco-íris”. É uma experiência simples e bem legal para os pequeninos. 

5-Brincar de barquinho 

Essa é antiga, mas aproxima muito os pais dos filhos. E essa é nossa intenção, aproximar ainda mais a família.  

Faça barquinhos de papel com seus filhos e coloque em um balde ou qualquer recipiente com água potável, pode ser na piscina também. Essa brincadeira lembra aquele episódio de Chaves que todo mundo ia para a fonte atrás da vila com seus barquinhos de papel. Com certeza você já assistiu a esse episódio, junte todo mundo no sofá e assista de novo! Use esse episódio como inspiração para fazer seus barquinhos de papel. 

Você pode usar de outras ideias como, congelar os brinquedinhos que seu filho menor gosta e deixá-lo ser um “explorador da natureza”, retirando o brinquedo do gelo. Você pode colocar um brinquedinho pequeno em uma bexiga, encher de água e colocar no congelador ou freezer. Depois de congelado é só retirar a bexiga, que vai ficar uma bola de gelo com o brinquedinho dentro. 

Você também pode colocar corante comestível na água e fazer cubinhos de gelo coloridos para que seu pequeninho faça pinturas com gelo. 

Faça brincadeiras educativas com os menorzinhos e com os maiores quanto mais bagunça melhor! 

Mas não esqueça que tudo deve ser supervisionado por adultos para que não ocorra acidentes. 

Até a próxima!