O que fazer para economizar água na cozinha
O que fazer para economizar água na cozinha
Como economizar água na cozinha ao lavar alimentos
Na nossa série sobre o que podemos fazer para economizar água no nosso dia-a-dia, hoje iremos tratar sobre como economizar água na cozinha.
No nosso primeiro post da série demos várias dicas sobre como economizar água, e hoje vamos focar em uma que talvez muitas pessoas não prestem muita atenção.
Economize água na cozinha ao lavar os alimentos
Sabemos que a higienização de legumes, frutas e verduras deve ser feita de forma correta para que não haja contaminação ou proliferação de algum microrganismo. Porém, algumas atitudes podem ser tomadas. Vamos explicar como higienizar corretamente os alimentos e economizar água na cozinha.
Como higienizar corretamente os alimentos e economizar água
A forma de higienização e quanto tempo irá durar vai depender do tipo de alimento. As folhas verdes, por exemplo, precisam ser lavadas uma a uma em água corrente para que sejam retiradas sujeiras que são vistas à olho nu. Porém, é possível economizar água potável ao abrir apenas meia volta da torneira, já que a torneira totalmente aberta, por quinze minutos pode gastar 117 litros de água potável.
As torneiras gastam aproximadamente 20% da água consumida por toda família, por isso outra forma de economizar é utilizar dispositivos redutores de vazão. Eles podem gerar uma economia de aproximadamente 60% no consumo de água em uma torneira.
O regulador de vazão possui um recurso que compensa a pressão da água dentro da torneira ou em dispositivos como chuveiro e descarga, assim impede a passagem de um fluxo maior de água do que está pré-estabelecido. A ação do regulador de vazão compensa muito no valor das contas no final do mês.
Mas, além deles há os arejadores. O arejador tem a função de misturar ar à água, o que diminui o fluxo de água, mas mantém a sensação do volume do jato de água. Quanto maior a pressão, maior será a economia de água potável, já que o arejador irá misturar mais ar à água, fazendo com que saia menos água da torneira, porém irá manter a sensação de um jato d’água normal.
Bem, outra coisa que ajuda na economia de água ao lavar frutas e verduras é deixá-los de molho em uma solução de água sanitária, sendo 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água potável por 15 minutos.
Depois, basta colocá-los em uma solução de 2 colheres de vinagre para 1 litro de água por 10 minutos. Dessa forma é possível fazer a higienização correta sem gastar tanta água.
Alimentos que consumimos com casca devem ser lavados com uma escovinha para facilitar a remoção da sujeira e assim gastar menos água.
Outra dica importante é sempre manter a torneira fechada ao desfolhar verduras e hortaliças, como também ao descascar legumes e frutas, ao cortar a carne, frango, peixe, etc. E, é claro, manter a torneira fechada ao ensaboar a louça também.
Ao lavar os alimentos coloque uma vasilha grande debaixo da torneira para captar essa água, assim poderá reutilizá-la na lavagem do quintal da garagem e até regar as plantas. Quanto às soluções com água sanitária e vinagre, use apenas para lavar o chão, garagem , quintal ou calçada.
Conclusão
É sempre possível otimizarmos a forma que usamos água potável. Podemos criar novos hábitos que nos ajudem a economizar água e ainda que nos ajudem na economia da conta de água. Ao economizarmos água potável, passamos a ter um consumo mais consciente que traz melhorias tanto para nossa casa quanto para o meio ambiente.
Nós, do Tomate Pipa D'Água, entendemos a importância da água no dia a dia das pessoas, desde tarefas simples como lavar alimentos em casa até a irrigação de plantações, por exemplo. Por entregarmos água potável em caminhão-pipa entendemos a importância de um uso consciente da parte de todos para que não falte para nenhum tipo de uso.
Se gostou compartilhe esse conteúdo com a família e os amigos! Vamos fazer uma corrente do bem!
Deixe nos comentários qual dica você mais gostou e o que você já faz ou irá fazer a partir de agora para economizar água. Esperamos por você!
Até a próxima!