Posts

Crise da Água no RJ: O que é Água Potável


Crise da Água no RJ: O que é Água Potável

Crise da água no Rio de Janeiro

Como a crise da água que tem assolado o Rio de Janeiro, principalmente a Zona Oeste, o povo tem sofrido com a falta de água potável

Os supermercados não tem dado conta da quantidade de água mineral que tem sido consumida pela população, chegando ao ponto de haver racionamento de água na hora da compra, ou seja, os supermercados têm limitado a quantidade de garrafas de água levadas por cada consumidor.

A qualidade da água fornecida pela estação de tratamento da CEDAE está tão ruim, que as pessoas não conseguem usar nem para escovar os dentes, muito menos cozinhar. 

Assista a explicação que o especialista Francisco Esteves dá sobre a Ameaça a Segurança Hídrica no Rio de Janeiro :


Com a falta de água potável, a água mineral sofreu um aumento na procura e teve seu preço elevado nos mercados. 

E já está faltando água mineral, apesar de os supermercados já terem feito seus pedidos às distribuidoras, porém a demanda é muito alta em todo grande Rio. Agora é hora de termos paciência para contornar a situação, cobrar e aguardar a solução junto ao Governo e Órgãos competentes, como a CEDAE.

A água do Rio de Janeiro está contaminada

Os moradores de Niterói e São Gonçalo serão afetados pela crise de água no Rio de Janeiro?

Segundo o Atlas Brasil - Abastecimento de Urbano de Águas da ANA (Agência Nacional de Águas) o Sistema Guandu fornece água aos municípios de Nilópolis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita, Japeri, Queimados e Rio de Janeiro, ou seja, segundo a CEDAE em seu site, o sistema Guandu é responsável pelo abastecimento de 85% do Grande Rio


A população estimada em mais de nove milhões de pessoas tem sofrido com a falta de água potável, o que tem feito muitos que não tem condições, gastarem seus salários comprando água mineral.

 Até moradores do município de Niterói estão com medo dessa situação, e também tem comprado água mineral.

Você que é  morador de Niterói pode ficar tranquilo, não é o Sistema Guandu que abastece a população do outro lado da Ponte Rio-Niterói, e sim o Sistema Imunana-Laranjal, que atende a população de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Ilha de Paquetá, como vemos na imagem abaixo, do Atlas de Abastecimento da Região Metropolitana do Rio:

Você não corre o risco de ter sua água contaminada.

O que é água potável e quais suas características?

Água potável é água própria para consumo humano, tanto para ingerir e também no preparo de alimentos. Não pode conter nenhum tipo de contaminação, como toxinas, micro-organismos, bactérias, entre outros.

O Ministério da Saúde através da portaria Nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011 é quem define o padrão de potabilidade de água:

Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Art. 1° Esta Portaria dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Assim, através do artigo 5 desta Portaria, o Ministério da Saúde define o que é água potável. Veja abaixo:

Art. 5° Para os fins desta Portaria, são adotadas as seguintes definições: 

I - água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem; 
II - água potável: água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido nesta Portaria e que não ofereça riscos à saúde; 
III - padrão de potabilidade: conjunto de valores permitidos como parâmetro da qualidade da água para consumo humano, conforme definido nesta Portaria;

No inciso I desse artigo, podemos ver que a água potável não oferece riscos à saúde. Por isso há um limite determinado para substâncias que são prejudiciais à saúde como coliformes fecais, turbidez da água, além de odor e sabor. 

Lembrando que a água potável sempre deve ser incolor (sem cor), indora (sem cheiro) e insípida (sem sabor). 

Quando a água a ser ingerida não atende a esses padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, podem ocorrer danos à saúde como algumas doenças, diarréia, vômito, febre tifóide, infecções gastrointestinais, disenteria, hepatite, cólera e leptospirose (veja mais no blog Tua Saúde). 

Mas atenção, se você está com diarréia e vômito ou qualquer outro sintoma, não fique acessando sites na internet. Não adianta ficar pesquisando, pois a internet não vai te dar o diagnóstico correto. Se você não está bem, precisa ir ao médico! Há muita informação falsa na internet. 

A informação que você obtém na internet não serve para o seu caso, pois apenas um médico pode avaliar sua situação.  Então, por favor vá ao médico!

Conclusão

A água potável possui 3 características básicas muito importantes: insípida, inodora e incolor
A água potável é própria para o consumo humano, seja para beber, preparar alimentos ou para higiene pessoal. Por isso o órgão responsável por estabelecer o padrão de potabilidade da água é o Ministério da Saúde de acordo com a portaria Nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011.

A água é um direito fundamental a todo ser humano, e a ingestão de uma água contaminada pode causar doenças, além de danos ao meio ambiente. Ou seja, uma gestão das águas podes trazer transtornos a ecossistemas e na vida em sociedade, como pudemos ver através da crise da Água o Rio de Janeiro as pessoas tendo que comprar água mineral e ainda sofrer com o reajuste caríssimos dos preços pela alta demanda.

Precisamos além de boas políticas públicas, realizar cada um sua parte em economizar água, pois a água potável é um recurso que pode se esgotar pela poluição que é despejada nos rios, lagos e mares.

Sempre verifique a qualidade da água recebida e faça você a sua parte aí na sua casa. Parece tão pouco só você ou nós aqui fazendo algo. Mas se cada um realmente fizer um pouquinho já irá trazer grandes resultados.

Até a próxima!

Se precisar da nossa ajuda, estamos a disposição!
Entre em contato ou deixe uma mensagem!

contato@tomatepipadagua.com.br