Frio intenso no RJ: Importância de ingerir água no frio
Frente Fria intensa no Rio de Janeiro
Demais estados brasileiros também passam por frio intenso, com direito a geada e neve no sul do país
Nesta última segunda-feira (16) foi registrado pelo Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR), em alguns bairros da capital, a ocorrência de chuva de granizo. Devido ao impacto dessa chuva, a cidade entrou em estágio de mobilização, ou seja, todos devem estar atentos pois há risco de haver ocorrências de alto impacto na cidade.
Além da região metropolitana do Rio, a cidade de Niterói também sofreu com a chuva de granizo. Com essa frente fria no estado, os próximos dias ainda serão de chuvas e temperaturas baixas, segundo o site da Agência Brasil.
Com a chegada do ciclone Yakecan na costa do Rio Grande do Sul, a região sul do país registrou as temperaturas mais baixas nesta madrugada (18 de maio). Em São José dos Ausentes (RS) os termômetros registraram 0ºC, já em Cambará do Sul (RS) a mínima foi de 1,7ºC e em Bom Jardim da Serra (SC) a temperatura chegou em -2,5Cº.
O ciclone continua a influenciar a queda de temperatura em todo país. Segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet) há previsão de que o ciclone, que chegou no dia 16 de maio na costa do Rio Grande do Sul, passe por Santa Catarina, Paraná e sul do estado de São Paulo.
Importância da água potável nos dias frios
Qual a importância de beber água no inverno?
No inverno ou em dias de baixas temperaturas, como estamos vivendo nesta semana, o consumo de água cai muito. As pessoas não sentem sede como nos dias quentes, porém ingerir água no frio é muito importante para evitar desidratação, doenças de pele e problemas renais.
Como nossas glândulas de suor trabalham menos nos dias frios para não perdermos água e mantermos nossa temperatura, temos menos sede do que nos dias frios, explica o endocrinologista João Aguiar. Porém, a falta de ingestão de água mesmo no frio pode provocar problemas sérios à saúde.
O especialista explica para estar atento a sinais como urina muito concentrada, boca seca e pele ressecada, pois mostra que não está sendo ingerida a quantidade de água que o corpo precisa para funcionar bem. Idosos e crianças merecem atenção redobrada, pois desidratam com maior facilidade.
Ingerir chás, sucos e frutas com alto teor de água em sua composição também ajuda, mas segundo o endocrinologista nada substitui a água ingerida de forma natural. Por isso, mesmo sem sentir sede é importante ingerir de 2 a 3 litros de água por dia para manter o bom funcionamento do corpo.
Para facilitar coloque lembretes no celular ou alarmes para poder beber água regularmente e evitar desidratação e demais problemas.
Até a próxima!